Ricardo Ishmael ganha elogios após abordagem em caso de transfobia na Bahia

Ricardo Ishmael ganha elogios após abordagem em caso de transfobia na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Reprodução

Publicado em 11/12/2025 às 13:33 / Leia em 2 minutos

O jornalista Ricardo Ishmael virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta quarta-feira (10) após viralizar um trecho do Jornal da Manhã, da TV Bahia, em que ele corrige o repórter Carlos Augusto durante uma reportagem sobre o assassinato de uma jovem trans no interior do estado.

Na ocasião, o repórter informou o nome de batismo da vítima, atitude considerada inadequada para membros da comunidade trans. Ao perceber o deslize do colega, Ricardo fez questão de destacar ao público a importância de se respeitar a identidade de pessoas trans.

“Obrigado, Carlos. É difícil a gente falar em bom dia diante de um crime tão brutal, tão terrível como esse, a morte de Rhianna”, iniciou.

A gente se refere a ela pelo nome social, Rhianna. Desde que se assume a identidade trans, morre o nome de batismo, não se refere mais a ‘ele’, porque é mais uma forma de violentar pessoas que são tão violentadas todos os dias nesta sociedade”, afirmou o jornalista.

Nas redes sociais, internautas elogiaram a abordagem sensível do jornalista. “O apresentador fez a correção que tinha que ser feita, com muita elegância e educação, sem ofender ou recriminar o colega repórter”, analisou uma internauta. “Parabéns pela sensibilidade“, reagiu outra. “Corrigiu com elegância e deu uma aula a muitos”, disse mais uma.

Rhianna Alves foi assassinada na noite do último sábado (6) pelo motorista de aplicativo Henrique Lima dos Santos, de 19 anos. Após cometer o crime, o jovem levou o corpo até uma delegacia e confessou o assassinato, mas acabou liberado para responder em liberdade. Dias depois, a Justiça decretou sua prisão preventiva.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia