Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, foi classificada pela Forbes como a 18ª mulher mais poderosa do mundo. Ela é a única brasileira entre as 100 nomes da lista divulgada nesta quinta-feira (11). Em 2024, já havia ocupado a mesma posição.
A executiva também segue reconhecida por ser a primeira mulher a comandar o BB em mais de dois séculos de existência. Segundo a publicação, sua atuação tem ganhado destaque internacional pelo foco em sustentabilidade e pela defesa de financiamento para projetos ambientais.
A Forbes lembra ainda que, naquele período, Medeiros firmou uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em energia renovável e infraestrutura sustentável.
O ranking considera critérios como visibilidade, influência, poder político e desempenho financeiro das organizações lideradas por essas mulheres.
O topo da lista da Forbes é liderado por Tan Su Shan, CEO do Grupo DBS, maior banco do Sudeste Asiático. Em seguida aparece Colette Kress, diretora financeira da Nvidia. O terceiro lugar ficou com Hana Al Rostamani, que comanda o First Abu Bank, dos Emirados Árabes. A quarta posição é ocupada por Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX.