Ventos de 96 km/h causam cancelamento de mais de 120 voos em Congonhas

Ventos de 96 km/h causam cancelamento de mais de 120 voos em Congonhas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

g1

Publicado em 10/12/2025 às 18:27 / Leia em 2 minutos

A operação no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, sofreu severos impactos nesta quarta-feira (10) em decorrência das condições meteorológicas adversas. Até as 17h30, a concessionária Aena contabilizou o cancelamento de 121 voos, sendo 71 partidas e 50 chegadas.

O transtorno foi provocado por rajadas de vento que atingiram 96,3 km/h na região do aeroporto por volta do meio-dia, conforme medição da Defesa Civil. A concessionária Aena esclareceu que, embora o aeroporto esteja operando, as suspensões ocorreram por decisões das companhias aéreas, ajustes de malha e determinações do controle de tráfego aéreo para garantir a segurança.

A orientação para os passageiros com viagens agendadas é entrar em contato diretamente com as empresas aéreas para verificar o status do voo. Em nota, Latam e Gol informaram que as alterações, que afetam também o Aeroporto de Guarulhos desde terça-feira (9), são alheias à vontade das companhias e devem-se exclusivamente à meteorologia.

A ventania é efeito de um ciclone extratropical formado no Sul do Brasil, que influenciou o tempo em São Paulo. Segundo a Defesa Civil, a intensidade dos ventos na capital se aproxima das categorias 10 e 11 da Escala de Beaufort, indicando tempestades capazes de causar danos estruturais.

Além do caos aéreo, a cidade enfrenta consequências em solo. Mais de 1,8 milhão de imóveis ficaram sem energia elétrica na Região Metropolitana. Houve registro de quedas de árvores em locais movimentados, como na Avenida Paulista, onde o acesso à Japan House foi bloqueado, e no Parque São Domingos.

As medições oficiais apontaram rajadas ainda mais fortes em outros pontos da cidade, com destaque para a Lapa, que registrou ventos de 98,1 km/h.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia