Único representante da Bahia nos Jogos Escolares Sul-Americanos 2025, o nadador Felipe Viana, do SESI Bahia, voltou de Assunção com quatro medalhas: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Integrante da seleção brasileira escolar de natação, o atleta foi ao pódio em quatro das cinco provas que disputou.
A competição ocorreu entre 30 de novembro e 7 de dezembro, na capital paraguaia. Felipe garantiu ouro nos revezamentos 4x50m medley e 4x50m livre, prata nos 50m livre e bronze nos 100m livre. O nadador ainda terminou em quinto nos 50m costas.
Foi a primeira convocação do baiano para representar o Brasil em um torneio internacional. “Saio dessa competição com um saldo bem positivo. Foram cinco provas e quatro medalhas. Estou muito feliz com meus resultados e espero que as próximas oportunidades sejam melhores ainda”, afirmou.
O atleta é beneficiado pelo Bolsa Atleta do SESI Bahia, apoio que, segundo ele, tem sido fundamental para o planejamento esportivo. “Natação é um esporte caro, então esse incentivo contribui para compra de materiais e viagens”, explicou.
O pai de Felipe, Fabiano Viana, que acompanhou o jovem no Paraguai, destaca a evolução do atleta desde os primeiros treinos. Ele lembra que o filho conta com preparador físico, médico do esporte, nutricionista e psicólogo. “Quando ele começou, há três anos, não era o Felipe que é hoje. A técnica, a velocidade e a resistência evoluíram muito. Ele está no início de um trabalho e já vemos frutos para a Bahia, para o Brasil e, com fé em Deus, para o esporte mundial”, avaliou.
Fabiano também ressalta valores que o esporte tem fortalecido no estudante. “Estamos muito felizes, apoiando o desejo dele de ser atleta profissional. O investimento não é apenas pelas medalhas, mas por disciplina, ética, respeito, coragem, resiliência e perseverança”.
O superintendente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia, Amélio Miranda, celebrou o desempenho do jovem atleta. “É um resultado fantástico. Mostra o acerto do SESI Bahia em apoiar e incentivar o esporte. Que esses atletas sirvam de referência para muitos outros”, disse.