O clima de torcida que tomou conta da internet durante a campanha de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar voltou a se repetir com “O Agente Secreto”. A aposta do Brasil para o Oscar 2026 vem mobilizando as redes sociais, impulsionando o engajamento em publicações ligadas à produção e ampliando significativamente o número de seguidores de perfis associados ao filme, que acaba de ser indicado em três categorias no Globo de Ouro.
Um estudo da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados analisou a repercussão do longa nas plataformas digitais entre abril, quando a obra de Kleber Mendonça Filho foi anunciada na mostra competitiva do Festival de Cannes, e novembro, mês do lançamento comercial e do início da intensa agenda internacional de divulgação de Wagner Moura.
Nesse intervalo, “O Agente Secreto” registrou 26,4 milhões de interações nas redes sociais. O X concentrou 92% de todo o volume de publicações. O levantamento mostra ainda que a foto de Wagner Moura publicada no perfil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em 17 de novembro, gerou mais de 1 milhão de interações: foram 843 mil curtidas e 168 mil comentários, sendo que meio milhão foi alcançado em menos de 24h. Para efeito de comparação, a segunda foto mais popular do perfil em 2024 foi a da atriz Lili Reinhart, de “Riverdale”, com 281 mil interações.
A análise da nuvem de palavras relacionada ao filme confirma o nome de Moura como o centro das conversas. Mesmo sem ter perfis oficiais nas redes, o ator não passa despercebido no fenômeno social que se formou em torno da produção, cenário potencializado pela presença ativa de colegas como o diretor Kleber Mendonça Filho e a atriz Alice Carvalho.
Outro destaque é o crescimento da artesã e atriz Tânia Maria, de 78 anos, que se tornou um fenômeno digital. Ao final do levantamento, ela somava 21 mil seguidores no Instagram; hoje, já são 38 mil. No total, o estudo analisou 255 mil publicações, reunindo posts do X, Facebook, Instagram, YouTube e Bluesky.
Ver essa foto no Instagram