Três arquitetos baianos são destaque na Casa Vogue 50 2025; conheça

Três arquitetos baianos são destaque na Casa Vogue 50 2025; conheça

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Reprodução

Publicado em 09/12/2025 às 12:17 / Leia em 3 minutos

Três arquitetos baianos ganharam destaque na edição 2025 da Casa Vogue 50, lista que reúne os profissionais mais influentes do país nas áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A seleção reconhece trajetórias marcadas pela excelência técnica, identidade autoral e impacto cultural.

De acordo com a publicação, David Bastos, João Gabriel e Nildo José representam uma geração de profissionais que seguem se reinventando, imprimindo personalidade e trazendo um frescor criativo que vem chamando atenção dentro e fora do Brasil.

Conheça os arquitetos:

David Bastos

Com mais de 45 anos de carreira e cerca de 1,5 mil obras no currículo, David Bastos é um dos nomes mais consagrados da arquitetura brasileira. Com escritórios em Salvador e São Paulo, é reconhecido pelo traço atemporal e por projetos que priorizam bem-estar, circulação fluida e ventilação natural. Referência nacional em casas de praia, David desenvolve uma arquitetura que dialoga com arte, moda, fotografia e com a forma como as pessoas vivem e se relacionam com os espaços.

João Gabriel

Natural de Jequié, no sudoeste baiano, o arquiteto e comunicador João Gabriel aparece pelo segundo ano consecutivo na Casa Vogue 50. À frente do JG+ Arquitetos, com sede em Vitória da Conquista, ele comanda um escritório que hoje atende todo o Brasil e mais quatro países, levando a produção do interior da Bahia para o circuito nacional e internacional da arquitetura.

Seus projetos são marcados pelo uso expressivo de cores, texturas, cerâmicas, madeira e referências diretas à cultura brasileira, construindo uma linguagem autoral que conecta identidade, território e contemporaneidade. Além da atuação no mercado, atua como palestrante e colunista, ampliando o debate sobre arquitetura no país.

“Aos 28 anos perceber que o meu próprio trabalho tem poder transformador, mesmo estando no interior da Bahia, é muito importante, porque eu consigo mostrar pras outros arquitetos que vêm depois de mim, que existe forma de transformar a arquitetura, mesmo não estando nos grandes centros“, disse João em entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia.

Nildo José

Nildo José-arquiteto

A frente do escritório NJ+, o arquiteto celebra em 2025 dez anos de trajetória profissional. Vivendo atualmente em São Paulo, mantém forte conexão com a Bahia e desenvolve projetos enraizados na identidade brasileira, com um olhar livre de estereótipos. Seu trabalho é marcado pela escolha cuidadosa de materiais, cores, mobiliário, objetos e obras de arte, sempre guiado pela busca por ambientes leves, equilibrados e acolhedores. “Faço casas para que os moradores se sintam bem”, define o arquiteto.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia