A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade, lançou nesta terça-feira (9), no Farol da Barra, a campanha de verão dos patinetes elétricos. Durante o evento, a empresa Jet, credenciada para manter o serviço dos patinetes elétricos compartilhados na cidade, anunciou a ampliação do número de equipes de fiscalização para garantir o uso adequado dos equipamentos.
Como parte da iniciativa, que visa proporcionar um uso seguro e consciente do modal durante a alta temporada na capital baiana, a Semob instalou placas de sinalização nos trechos com maior demanda, com orientações sobre regras de circulação e áreas prioritárias. Além disso, ônibus que trafegam nessas regiões passam a exibir mensagens educativas.
A operação de verão também traz novidades importantes voltadas à segurança. Além da escola fixa de condução segura na Avenida Magalhães Neto, serão oferecidas aulas em mais dois pontos, na Ribeira e no Farol da Barra, durante toda a alta temporada. As atividades são totalmente gratuitas e acontecem sempre às sextas, sábados e domingos.
Programação – Escola de Condução Segura
12 de dezembro – Farol da Barra
11h às 17h
13 de dezembro – Ribeira
11h às 17h
14 de dezembro – Magalhães Neto
10h às 14h
Regras – A Semob também realizará blitze educativas durante toda a temporada para orientar condutores e reforçar as práticas de circulação segura. As ações se somam à limitação de velocidade para novos usuários, fixada em 15 km/h. A medida foi recentemente implantada como forma de aumentar a segurança no primeiro contato com o modal.
Outra mudança implementada é a obrigatoriedade de inclusão do CPF no cadastro dos usuários dos patinetes elétricos. Inicialmente válida apenas para novos usuários, a medida será expandida nos próximos meses para contas já ativas. A atualização permitirá a checagem automática do ano de nascimento, contribuindo para coibir o uso indevido por menores de idade e fortalecer os mecanismos de identificação e responsabilização.
“O verão aumenta a demanda pelo modal e, com isso, cresce nossa responsabilidade de garantir segurança. A campanha reforça que os patinetes são aliados importantes da mobilidade, desde que utilizados com respeito às normas”, destaca titular da Semob, Pablo Souza.
O secretário reforçou que o contato direto com os usuários será intensificado durante o período. “Teremos aulas práticas, ações contínuas e blitze educativas ao longo do verão. Nosso foco é fazer com que cada condutor compreenda seu papel na construção de uma mobilidade mais segura”, afirma.
De janeiro a novembro de 2025, o serviço de patinetes elétricos alcançou cerca de 160 mil usuários em Salvador. Ao todo, foram mais de 601 mil viagens e quase 1,9 milhões de quilômetros percorridos. Além disso, foram realizadas aproximadamente 11,8 mil abordagens educativas e suspensas cerca de 2,2 mil contas por uso indevido dos equipamentos. Houve ainda 108 aulas de condução segura neste mesmo intervalo.
Atualmente, a capital baiana conta com 1.168 patinetes em operação. O uso do modal já evitou a emissão de 322 toneladas de CO₂.