O deputado Euclides Fernandes (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, projeto de resolução que prevê a concessão do Título de Cidadã Baiana à jornalista Giana Mattiazzi Spohr. A homenagem, de acordo com o parlamentar, visa reconhecer a trajetória da profissional e a sua relevante contribuição à sociedade baiana. Em sua justificativa, o petista ressalta ainda a atuação firme, ética e sensível de Giana no telejornalismo, contribuindo para informar, orientar e dar voz à população, especialmente em pautas que afetam diretamente o cotidiano dos baianos.
Natural de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Giana Mattiazzi escolheu a Bahia como sua terra há 21 anos, consolidando aqui sua vida pessoal e profissional. Ao longo desse período, tornou-se não apenas residente, mas parte integrante da vida social e cultural da capital baiana. Na última semana, ela deixou a Rede Bahia, após mais de uma década de atuação na afiliada da TV Globo no estado.
“Ao longo da carreira, Giana consolidou-se como profissional respeitada, reconhecida pelo comprometimento com a veracidade dos fatos, responsabilidade na apuração e dedicação à prestação de serviço público através da informação”, pontua Euclides. “Diante de sua história de vida construída na Bahia, da dedicação ao jornalismo responsável e da relevância social de sua atuação, é justo e meritório que esta Casa Legislativa lhe conceda o Título de Cidadã Baiana, honraria destinada a pessoas que prestam serviços notáveis ao povo e ao Estado”, concluiu.