O projeto Osba na Estrada leva à cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, o concerto “Barroco Afrofonia” no próximo domingo (14), às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. A apresentação é gratuita, com acesso sujeito à lotação do espaço.
A iniciativa tem como proposta difundir a música de concerto pelo interior da Bahia. O concerto celebra a presença e a contribuição de compositores afrodescendentes na música barroca produzida no Brasil e na Europa entre os séculos XVII e XIX. O título “Barroco Afrofonia” une os conceitos de afrodescendência e som, reforçando o protagonismo de vozes que ajudaram a construir a história da música, mas que por muito tempo foram pouco reconhecidas.
O programa reúne obras de compositores brasileiros como Damião Barbosa de Araújo, José Pereira Rebouças, Luís Álvares Pinto, Emérico Lobo de Mesquita e José Maurício Nunes Garcia, além de nomes da diáspora negra atuantes na Europa, como Vicente Lusitano, Ignatius Sancho e Chevalier de Saint-George.
A apresentação fica a cargo do Núcleo de Música Antiga da Bahia, projeto realizado em parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia e a Escola de Música da Ufba. O grupo utiliza instrumentos de época, como cravo, traverso, oboé barroco, violino, viola e violoncelo barrocos.
O concerto também contará com elementos cênicos e narrativos, com a participação da atriz e dramaturga Dani Souza, que dará voz a trechos de textos históricos sobre os compositores e seus contextos de vida.
Serviço
Evento: Osba na Estrada – “Barroco Afrofonia”
Data: 14 de dezembro (domingo)
Horário: 17h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação – Santo Amaro (BA)
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação)
Solistas:
Lucas Robatto (traverso), Hugo Prio (oboé barroco), Marco Catto (violino e viola barrocos), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco) e José Maurício Brandão (cravo)
Participação especial: Dani Souza (atriz e dramaturga)
Repertório:
Vicente Lusitano – Allor Che Ignuda
Ignatius Sancho – The Complaint/Air in G
Luís Álvares Pinto – Cinco Divertimentos Harmônicos
Joseph Bologne, Chevalier de Saint-George – Ária de Ernestine
Emérico Lobo de Mesquita – Missa Para Quarta-feira de Cinzas
José Maurício Nunes Garcia – Missa dos Mortos (CPM 184)
Damião Barbosa de Araújo – Memento Baiano
José Pereira Rebouças – Fuga a Quatro