O Ministério da Saúde definiu, nesta terça-feira (9), os primeiros grupos que receberão a nova vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan no Brasil e considerada o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a doença.
As primeiras 1,3 milhão de doses já produzidas serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária (APS) e a entrega está prevista para ocorrer até o fim de janeiro de 2026.
“A Atenção Primária é a porta de entrada para os casos de dengue, por isso é fundamental proteger o mais rápido possível esses profissionais”, afirmou o Ministro da Saúde Alexandre Padilha ao anunciar a medida.
O critério de priorização levou em conta dados epidemiológicos e o cenário recente da dengue no Brasil, analisados pela CTAI em reunião realizada no início de dezembro deste ano.
Ampliação gradual ao público geral
Com o avanço da produção do imunizante, a vacinação será expandida progressivamente ao restante da população. A estratégia definida pelo Ministério da Saúde prevê que a imunização comece pelos adultos mais velhos, com 59 anos, até atingir a faixa etária mínima prevista, de 15 anos.
A ampliação será viabilizada em parceria com a farmacêutica chinesa WuXi Vaccines, que mantém acordo de desenvolvimento e transferência de tecnologia com o Butantan. O objetivo é garantir escala industrial e acelerar o acesso da população ao imunizante.
Botucatu será área de avaliação
Parte das doses também será destinada a uma estratégia especial no município de Botucatu (SP), cidade que apresentou predominância ao sorotipo DENV-3 — um dos quatro tipos do vírus da dengue, associado a um maior potencial de gravidade –, que funcionará como polo de avaliação da efetividade da vacina. A cidade iniciará a aplicação diretamente no público geral entre 15 e 59 anos.
De acordo com dados submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina do Butantan apresentou eficácia de 74,7% contra casos sintomáticos de dengue em pessoas de 12 a 59 anos e proteção de 89% contra formas graves e com sinais de alarme.