Município baiano pode ser reconhecido como capital do café arábica

Município baiano pode ser reconhecido como capital do café arábica

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 09/12/2025 às 12:38 / Leia em 2 minutos

O município baiano de Barra do Choça está cada vez mais perto de ser reconhecido como a capital estadual do café arábica. Nesta terça-feira (9), o projeto de lei 25411/2024, de autoria dos deputados Hassan e Felipe Duarte, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa da Bahia, e agora será votado no plenário da Casa. 

“A cafeicultura é a mais importante atividade agrícola do sudoeste da Bahia, com predominância na região delimitada pelo Planalto de Conquista, onde está inserido o município de Barra do Choça, maior produtor individual do nordeste do Brasil”, explicam os parlamentares.

Os autores do projeto pontuam ainda que “o projeto visa a promoção e valorização da cultura do café, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição”, destacando que “o reconhecimento de Barra do Choça como a capital estadual do café arábica é de grande importância para a manutenção desta atividade, geradora de emprego, renda e desenvolvimento”.

Vale ressaltar que Barra do Choça possui uma longa tradição na produção de café arábica, sendo o maior produtor individual do norte e nordeste brasileiro. Sua economia, centrada na lavoura cafeeira, conta com 14 mil hectares em plena condição produtiva, além de uma safra estimada em 200 mil sacas no ano de 2024.

Ao reconhecer a cidade como a capital do café arábica, o objetivo é atrair investimentos e fomentar o turismo, impulsionando ainda mais o desenvolvimento socioeconômico da região. “O fortalecimento dessa atividade econômica é fundamental para a sustentabilidade e crescimento do município, o que torna o reconhecimento de Barra do Choça como capital do café arábica ainda mais relevante”, afirmam Hassan e Duarte.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia