O maior encontro estudantil do Brasil começou nesta terça-feira (9), na Arena Fonte Nova, em Salvador, onde 10 mil jovens dos 27 Territórios de Identidade da Bahia se reúnem até quinta-feira (11) para celebrar arte, cultura, ciência e conhecimento. O evento marca o ápice de um trabalho desenvolvido ao longo do ano nas escolas estaduais, cujos projetos passaram por seletivas regionais antes de chegarem ao palco principal. A partir de hoje, os estudantes selecionados iniciam as apresentações que seguem até o dia da premiação.
Com o objetivo de fortalecer vínculos, valorizar o protagonismo juvenil e evidenciar a pluralidade das práticas pedagógicas da rede estadual, o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação da Bahia transforma a Arena Fonte Nova em um grande centro de experimentação e criatividade.
“A Fonte Nova vira a Casa da Educação Pública da Bahia, para mostrar para todo o estado tudo o que os nossos estudantes estão produzindo. São mais de 600 projetos de iniciação científica e mais de 200 projetos artísticos, tem arte visual, tem dança, tem teatro. É a grande festa da educação pública da Bahia”, afirmou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, durante a abertura.
Para acolher essa diversidade de produções, a Arena foi estruturada em sete espaços temáticos (Maker, Educar, Ciência, Arte, Jovem, Tecnologia e Juventudes), onde estudantes, professores e gestores circulam por atividades, painéis, oficinas, apresentações e experiências interativas. O evento é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e conta com o patrocínio do Bahia Turismo.