Artesanato da Bahia inaugura loja conceito no Muncab com peças quilombolas e indígenas

Artesanato da Bahia inaugura loja conceito no Muncab com peças quilombolas e indígenas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 09/12/2025 às 12:10 / Leia em 2 minutos

O Artesanato da Bahia inaugura, nesta sexta-feira (12), um novo Espaço Conceito dedicado à arte popular e ao artesanato de povos e comunidades tradicionais. O novo ambiente, localizado no anexo do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, conta com um acervo que reúne trabalhos de artesãos e artesãs de comunidades quilombolas e de povos indígenas das etnias Tupinambá, Pataxó, Kiriri, Kaimbé e Funiô.

A inauguração da loja será marcada pelo lançamento da Exposição Tincoã, que  estabelece uma conexão entre a arte contemporânea e as raízes populares do Brasil. Com entrada gratuita, a iniciativa promove uma experiência cultural enriquecedora, com um acervo repleto de obras que são parte essencial da cultura brasileira. 

“Essa é uma oportunidade de colocar o artesanato da Bahia no lugar de destaque que ele merece e de mostrar à população a riqueza e a beleza das obras produzidas por nossas artesãs e artesãos”, afirma o coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira. “A possibilidade de um artesão estar inserido em um espaço como o Muncab, que é hoje um dos museus referenciais no Brasil e, sobretudo, um dos referenciais da cultura afrodiaspórica nas Américas é, de alguma forma, também promover uma mudança social na vida dessas pessoas”, completa a diretora artística do Muncab, Jamile Coelho.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia