‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional em importante premiação da crítica de Los Angeles

‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional em importante premiação da crítica de Los Angeles

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 07/12/2025 às 22:16 / Leia em 2 minutos

O cinema brasileiro ganhou um reforço de peso na corrida por uma vaga no Oscar 2026. Neste domingo (7), o filme “O Agente Secreto” foi eleito o Melhor Filme Internacional pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA).

A vitória é considerada estratégica, pois o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho superou “Foi Apenas um Acidente”, tido até então como um dos principais favoritos da categoria.

Fundada em 1975, a LAFCA é composta por críticos de jornais e revistas de Los Angeles e suas escolhas costumam servir de termômetro para a Academia. O grupo tem um histórico de alinhar seus vereditos com os vencedores do Oscar, tendo premiado anteriormente produções como “Parasita” (2019), “Moonlight” (2016) e “Guerra ao Terror” (2009).

Na categoria de atuação, o protagonista Wagner Moura estava na disputa, mas não levou o prêmio. A associação, conhecida por decisões arrojadas, consagrou Rose Byrne (por “Se Eu Tivesse Pernas, Te Chutaria”) e Ethan Hawke (por “Blue Moon”) nas categorias de atuação principal.

Sucesso de público e bilheteria

Além do prestígio internacional, “O Agente Secreto” consolidou-se como um fenômeno comercial no Brasil. Segundo dados inéditos da Comscore, a obra se tornou o filme nacional de maior bilheteria lançado em 2025, arrecadando R$ 18,7 milhões e ultrapassando o live-action “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” (R$ 17,2 milhões). Ao todo, mais de 822 mil espectadores já assistiram à produção nos cinemas.

A trama, ambientada na década de 1970, acompanha Marcelo (Moura), um professor de tecnologia que foge de São Paulo para Recife na tentativa de escapar de seu passado, mas acaba percebendo que o caos o persegue.

Calendário do Oscar

Oficializado pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do país, “O Agente Secreto” agora aguarda as próximas etapas da premiação. A lista de pré-indicados (shortlist) será divulgada no dia 16 de dezembro. Já os indicados finais serão conhecidos em 22 de janeiro, com a cerimônia marcada para 15 de março de 2026.

Outro representante nacional na disputa é o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, que investiga a relação entre política e religião no Brasil e também busca uma vaga na premiação.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia