Documentário brasileiro “Apocalipse nos Trópicos” vence dois prêmios no IDA Awards, importante termômetro do Oscar

Documentário brasileiro “Apocalipse nos Trópicos” vence dois prêmios no IDA Awards, importante termômetro do Oscar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do The Hollywood Reporter

Reprodução

Publicado em 07/12/2025 às 08:22 / Leia em 3 minutos

O documentário brasileiro “Apocalipse nos Trópicos” foi um dos grandes destaques do IDA Awards 2025 (International Documentary Association Awards), ao conquistar dois importantes prêmios na principal premiação mundial dedicada ao cinema documental. A produção assinada por Petra Costa venceu nas categorias de Melhor Produção e Melhor Roteiro, consolidando o reconhecimento internacional da obra que analisa a influência do evangelismo na política brasileira.

A cerimônia de encerramento do IDA Awards aconteceu na madrugada do último sábado (6), no Los Angeles Athletic Club, no centro de Los Angeles, após três dias de programação dedicada ao universo dos documentários. O evento foi apresentado por Tabitha Jackson, ex-diretora do Festival de Sundance.

Na categoria de Melhor Produção, o prêmio foi entregue a Petra Costa e Alessandra Orofino, produtoras de “Apocalipse nos Trópicos”. Já o troféu de Melhor Roteiro foi concedido ao time formado por Petra Costa, Alessandra Orofino, Nels Bangerter, David Barker e Tina Baz, reconhecendo a força narrativa da obra brasileira.

O grande vencedor da noite foi o documentário “The Tale of Silyan”, que levou o prêmio máximo de Melhor Longa-Metragem Documental. A produção da National Geographic acompanha a trajetória de um imigrante da Macedônia do Norte que cria uma relação inesperada com uma cegonha-branca ferida enquanto se adapta à vida em um novo país. O filme também venceu o prêmio de Melhor Fotografia, concedido a Jean Dakar.

Outros destaques da premiação incluíram o documentário “Seeds”, que rendeu a Brittany Shyne o prêmio de Melhor Direção, com seu retrato sensível sobre agricultores negros nos Estados Unidos. Já “Looking for a Donkey” venceu como Melhor Curta-Metragem Documental, enquanto “WTO/99” levou o prêmio de Melhor Edição.

Na parte musical, “The Sorcerer: Julio Zachrisson” venceu por Melhor Trilha Sonora Original, e “Only on Earth” foi premiado por Melhor Design de Som. A série francesa “99” conquistou o prêmio de Melhor Série Curada, enquanto “Citizen Nation” venceu como Melhor Série Episódica. O prêmio de Melhor Documentário Musical ficou com “One to One: John & Yoko”.

Na categoria estudantil, “What a day, what a life”, do Reino Unido, recebeu o prêmio David L. Wolper de Melhor Documentário Estudantil. Já “Deaf President Now!” levou o ABC News Videosource Award, e “River of Grass” venceu o tradicional Pare Lorentz Award.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia