Fechado há 25 anos, Museu do Recôncavo Wanderley Pinho reabre em Candeias nesta segunda (08)

Fechado há 25 anos, Museu do Recôncavo Wanderley Pinho reabre em Candeias nesta segunda (08)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 05/12/2025 às 14:56 / Leia em 2 minutos

O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, fechado há 25 anos, será entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira (8), às 15h, no distrito de Caboto, em Candeias, após ampla requalificação física e museológica.

Restaurado pelas secretarias de Cultura e Turismo, o museu reabre no antigo Engenho Freguesia com nova expografia que valoriza narrativas africanas e indígenas e amplia o protagonismo da comunidade local.

O casarão, construído após 1760, foi herdado por José Wanderley de Araújo Pinho (1890-1967), que doou o espaço ao Governo para ser transformado em museu. Ele era filho do ex-governador Araújo Pinho e neto do Barão de Cotegipe.

Museu do Recôncavo Wanderley Pinho reabre em Candeias após 25 anos – foto: Elias Dantas – Alô Alô Bahia

O edifício de quatro andares e 55 cômodos, distribuídos em torno de dois pátios, mantém a arquitetura original, incluindo uma capela lateral. O acervo reúne mais de 200 peças, entre roupas, paramentos, pinturas, cerâmica, objetos decorativos e mobiliário, produzidos a partir do século XVII.

A requalificação contemplou restauração da estrutura física — casarão, fábrica, atracadouro e área urbanística — e modernização da expografia com equipamentos multimídia, vitrines, sinalização e iluminação cênica.

Museu do Recôncavo Wanderley Pinho reabre em Candeias após 25 anos – foto: Elias Dantas – Alô Alô Bahia

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia