O professor do Instituto de Física da UFBA Olival Freire Junior foi anunciado como o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nesta sexta-feira (5). Com um currículo robusto, o físico e historiador da ciência de projeção nacional e internacional, ocupava, até então, a Diretoria Científica do CNPq.
Na UFBA, Olival já exerceu o cargo de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFBA entre 2014 e 2019, e coordenou o Programa de Internacionalização da instituição (Capes PrInt) entre 2028 e 2022.
Olival agradeceu pela confiança na seleção do seu nome para ocupar a presidência do CNPq e reafirmou o compromisso com a gestão em prol da ciência. “Vamos à luta, a ciência voltou e deve continuar sendo um fundamento da elaboração das políticas públicas no nosso país”, afirmou o novo presidente do CNPq.
Como pesquisador, Olival Freire Jr. tem se debruçado sobre a história da física e da constituição do campo científico no Brasil. Coordena, atualmente, projetos de pesquisa que congregam intelectuais do Brasil e do mundo – o mais recente intitula-se “História da ciência e da tecnologia no Brasil 1945-2000”, que mapeia o desenvolvimento do campo científico no Brasil e suas dinâmicas de impulsionamentos e descontinuidades de financiamento. Em 2021, Olival organizou pela editora da Universidade de Oxford um “handbook” sobre história das interpretações da mecânica quântica. E em 2020, lançou pela editora alemã Springer uma biografia sobre o físico britânico David Bohm.
Ver essa foto no Instagram