Jair Bolsonaro afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A decisão, comunicada a interlocutores próximos nesta semana, marca a primeira vez que o ex-presidente, atualmente preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, manifesta explicitamente essa intenção. As informações são do portal Metrópoles.
A avaliação de Bolsonaro é que o filho primogênito ganhará força eleitoral à medida que assumir postura de pré-candidato e intensificar agendas pelo país. Segundo aliados, o ex-mandatário considera que Flávio tem capacidade de unificar o partido e conta com palanques relevantes, como os dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.
Com isso, a expectativa é que o senador aumente o número de viagens e assuma protagonismo nos embates políticos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os vices de Flávio Bolsonaro e Lula
Neste novo cenário, a projeção mais provável é que Michelle Bolsonaro dispute o Senado pelo Distrito Federal, enquanto um partido de centro indique o candidato a vice na chapa de Flávio.
No campo governista, lideranças do PT têm defendido a recondução de Geraldo Alckmin (PSB) como vice em uma eventual chapa encabeçada por Lula.