Um incidente em solo mobilizou equipes de emergência no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite de quinta-feira (4). Passageiros de um voo da Latam com destino a Porto Alegre precisaram ser retirados da aeronave logo após o embarque, devido a um incêndio em um equipamento externo.
Segundo a companhia aérea, o fogo começou em um maquinário de uma empresa terceirizada, responsável pelo carregamento de cargas. As chamas, visíveis em vídeos que circulam nas redes sociais, estavam próximas à fuselagem do avião, o que gerou fumaça e acionou imediatamente os protocolos de segurança.
A retirada dos passageiros ocorreu tanto pela ponte de embarque (finger) quanto pelas escorregadeiras de emergência (escape slides). A Latam confirmou que não houve feridos e que a operação foi conduzida por funcionários treinados.
Esteira de bagagem pega fogo e Airbus A320 da LATAM Brasil precisa ser evacuado em Guarulhos
Apesar do susto, todos os ocupantes evacuaram o avião em segurança e ninguém se feriu pic.twitter.com/JjQP1C7EKb
— AEROIN (@aero_in) December 5, 2025
Lucas Lima, um dos passageiros a bordo, descreveu ao g1 o momento de tensão. Segundo ele, o voo estava lotado e o aviso para evacuar a aeronave foi dado quando a maioria das pessoas já estava acomodada.
“Veio um aviso e os comissários gritavam para deixar os pertences e sair pela frente imediatamente. De dentro, não havia fumaça nem cheiro, e não conseguíamos entender por que tinha que evacuar”, relatou Lucas. Ele informou ainda que os passageiros receberam assistência, incluindo vouchers para alimentação.
A GRU Airport, concessionária que administra o terminal, informou que a brigada de incêndio e os bombeiros aeronáuticos atuaram rapidamente para extinguir o fogo. Como medida preventiva, o abastecimento de aeronaves foi suspenso por 10 minutos, mas não houve impacto significativo na operação geral do aeroporto.
A concessionária reforçou que prestará apoio na investigação das causas do incêndio.
A Latam informou que 159 passageiros foram realocados e desembarcaram em Porto Alegre na madrugada desta sexta-feira (5), às 2h54. Um grupo menor, de 10 clientes, foi programado para seguir viagem em outros voos da companhia ou por via terrestre. Em nota oficial, a empresa reiterou que a segurança é o pilar central de suas operações.