Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram apresentados nesta quarta-feira (3), na Avenida Paralela, durante ato conduzido pelo governador Jerônimo Rodrigues. A composição, formada por sete módulos, chegou a Salvador dois dias antes do previsto.
“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. No primeiro semestre de 2026, começam os testes técnicos e, em breve, a população vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou Jerônimo.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididas em três trechos:
- Comércio — Ilha de São João
- Paripe — Águas Claras
- Águas Claras — Piatã
As obras incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, iluminação e urbanização. A conclusão está prevista para 2028.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou os impactos para a economia local. “A obra também incluirá equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha e comerciantes do Subúrbio, além de mercados, a central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse.
O presidente da CTB, Eracy Lafuente, reforçou o ganho para a mobilidade. “É um trem moderno, silencioso, com cerca de 50 metros e capacidade para 400 pessoas. Um equipamento alinhado às ações de descarbonização”, afirmou.
O sistema contará com 40 trens em operação plena. As operações assistidas com passageiros começam no segundo semestre de 2026.