Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegam a Salvador nesta quarta-feira (3), antecipando em dois dias o cronograma inicial e inaugurando uma nova etapa do projeto de mobilidade. A composição saiu da fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), após passar por restabelecimento técnico-operacional. Formados por sete módulos distribuídos em três seções, os trens fazem o percurso até a capital baiana em carretas separadas. O comboio chegou a Vitória da Conquista na segunda-feira (1º) e segue por Feira de Santana até a capital baiana.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
“Os equipamentos chegaram à Bahia e, nesta quarta, já estarão na Calçada. Em janeiro e fevereiro, veremos esses trens fazerem os testes sobre os trilhos, ligando a Calçada ao Subúrbio”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. Segundo ele, a intervenção vai além do novo modal, incluindo contenção de encostas, serviços de macrodrenagem, iluminação, urbanização e ações de segurança na região.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador avança em ritmo acelerado e tem conclusão prevista para 2028. O sistema contará com 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Calçada–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA