O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi indicado à categoria de Melhor Filme Internacional no Independent Spirit Awards, premiação que reconhece o cinema independente promovida pela organização Film Independent. Essa é a terceira vez que Kleber concorre ao prêmio, após “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2020), este último dirigido em parceria com Juliano Dornelles.
Na última semana, o longa também foi premiado como Melhor Roteiro pelo Círculo de Críticos de Santiago, onde ainda foi finalista nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, com Tânia Maria, e Melhor Ator, com Wagner Moura. Nesta quinta-feira (4), Wagner recebe o prêmio IndieWire Honors por sua atuação. O filme figura entre os pré-indicados ao Critics Choice Awards, nas categorias
Elenco e Figurino.
“O Agente Secreto” tem sido bem recebido internacionalmente, com 99% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O longa já estreou nos cinemas de Portugal, Alemanha e nos Estados Unidos, chegando a cidades como São Francisco e Boston, e segue para Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle e Austin a partir de 19 de dezembro.
No Brasil, o filme mantém bom desempenho, com mais de 910 mil ingressos vendidos, a caminho de se tornar o segundo longa brasileiro de 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores. A produção é a maior da carreira de Kleber Mendonça Filho e da Vitrine Filmes, contando com patrocínio da Petrobras, que comemora 30 anos de apoio ao cinema nacional.
Sinopse:
Brasil, 1977. Marcelo, um especialista em tecnologia na casa dos 40 anos, retorna ao Recife em busca de tranquilidade, mas descobre que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Produção e distribuição:
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional entre CinemaScópio (Brasil), MK2 Films (França), One Two Films (Alemanha) e Lemming (Holanda), com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil.