Mostra Cine PCD exibe sessão acessível de “O Agente Secreto” em Salvador nesta quarta (3)

Mostra Cine PCD exibe sessão acessível de “O Agente Secreto” em Salvador nesta quarta (3)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Jardel Souza

Publicado em 03/12/2025 às 07:18 / Leia em 3 minutos

A terceira edição da Mostra Cine PCD será realizada nesta quarta-feira (3) e na sexta-feira (5), no Cine Glauber Rocha, no Centro de Salvador, reforçando o compromisso com a inclusão no setor audiovisual. A programação integra a semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e reúne 85 filmes dirigidos ou protagonizados por pessoas que compõem o segmento, todos com recursos de acessibilidade (legendas, Libras e audiodescrição), disponíveis em todas as sessões. A abertura está marcada para as 17h30, com exibição de curtas-metragens.

Idealizador da iniciativa, o cineasta Matheus Rocha destaca a qualidade dos títulos selecionados, que representam diferentes regiões do país. “São filmes que falam sobre tudo e não apenas sobre deficiência. Isso é o mais transformador. Nós, que somos PCD, temos uma visão de mundo, um modo único de fazer arte. A deficiência, neste caso, é apenas uma barreira aos olhos capacitistas. Ainda assim, a mostra exibe filmes para todos”, afirma.

Rocha explica ainda que um dos objetivos do festival é democratizar o acesso aos filmes nacionais em cartaz. “Na última edição, fizemos uma sessão especial do filme ‘Último Azul’, em parceria com a produtora Vitrine Filmes. Nesta edição, renovamos essa parceria e, pela primeira vez na Bahia, acontecerá uma sessão acessível de ‘O Agente Secreto’, filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, que será exibido nesta quarta-feira (3), às 19h”, conta.

Premiado no Festival de Cannes e cotado para disputar o Oscar 2026, “O Agente Secreto” será exibido com legendas, Libras e audiodescrição, garantindo experiência inclusiva ao público.

Na sexta-feira (5), a programação segue com a ação formativa “Perspectivas: Como Contar Histórias”, oficina exclusiva para pessoas com deficiência promovida pelo Estudos D Cinema e conduzida pelo professor Llano (ABC e EICTV/Cuba), no Auditório Makota Valdina, no Arquivo Público Municipal de Salvador, no Comércio.

A atividade contará com interpretação em Libras e audiodescrição, com módulo teórico das 9h às 12h e parte prática das 14h às 17h. Os participantes irão produzir um audiovisual coletivo utilizando registros captados em celular, posteriormente editados pelos facilitadores.

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secult e da Sempre, por intermédio da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, a mostra busca ampliar a participação de pessoas com deficiência no cinema, fortalecendo narrativas diversas e garantindo acesso pleno ao público.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia