O Copacabana Palace anunciou, nesta terça-feira (2), que o Baile do Copa 2026 terá como tema “.Br”, uma celebração da brasilidade em toda a sua complexidade e diversidade. À frente da concepção criativa pelo quarto ano consecutivo, Gustavo Barchilon assume o desafio de condensar a pluralidade cultural do País em uma única noite, oferecendo ao público uma experiência de imersão profunda na identidade nacional.
O conceito criado para o baile dialoga diretamente com o novo prédio anexo do hotel, atualmente em processo de renovação. A transformação do espaço promete inaugurar uma experiência ainda mais sofisticada e contemporânea no tradicional Copa. Dentro dessa proposta, os salões irão simbolizar elementos fundamentais da cultura brasileira, como arte, natureza, memória, música, espiritualidade e prazer.
Um dos destaques da noite será a sala dedicada à crise ambiental. O ambiente colocará em contraste o fato de o Brasil abrigar a maior biodiversidade do planeta e, ao mesmo tempo, enfrentar o risco crescente de extinção de espécies. Os convidados serão recebidos em uma sala de espelhos, onde estampas de animais ameaçados reforçarão o alerta e estimulam a reflexão.
Outro espaço prestará homenagem aos 130 anos do Teatro Amazonas, importante ícone de sofisticação e história no Norte do País. A sala estabelecerá um diálogo entre a grandiosidade do teatro e a tradição do Copacabana Palace, incorporando referências à obra “O Guarani”, que marcou a inauguração do Teatro Amazonas. Elementos das culturas indígenas reforçarão a conexão com a terra e com o “guardião”.
A varanda do hotel, por sua vez, será dedicada aos sabores que moldam a identidade brasileira. Entre os destaques, a banana, símbolo da doçura tropical, e a pimenta, que representa a força e intensidade do paladar nacional, ajudarão a construir uma narrativa gustativa sobre a história do País.
O Baile do Copa “.Br” está marcado para 14 de fevereiro de 2026 e promete celebrar a essência brasileira em uma noite inesquecível, repleta de experiências sensoriais e significado cultural.