A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e os maestros Carlos Prazeres e Luciano Calazans comandam, ao lado de artistas baianos e nacionais, o concerto beneficente “Natal das Estrelas”. Como antecipado com exclusividade pelo Alô Alô Bahia, o evento acontecerá no dia 21 de dezembro, um domingo, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com presença de Ivete Sangalo, e marca as celebrações pelos 60 anos do Hospital Martagão Gesteira, referência nacional em pediatria.
O lançamento do “Natal das Estrelas” acontece nesta quarta-feira (3), às 15h, na sede do Martagão, no bairro do Tororó. Na ocasião, serão anunciados os artistas convidados e novos detalhes sobre o concerto. Estarão presentes o maestro Luciano Calazans, idealizador do projeto e responsável pelos arranjos das músicas populares, e o maestro da OSBA, Carlos Prazeres, que divide a direção musical da apresentação.
A conexão de Luciano Calazans com o Martagão Gesteira começou em 2015, quando foi apresentado ao trabalho do hospital por Ivete Sangalo, que realizou um show beneficente pelos 50 anos da instituição. Desde então, o maestro tem participado de diversas ações em prol do Hospital e foi o articulador que uniu OSBA e cantores convidados para esta edição especial, que reúne vozes líricas, nomes da música baiana e artistas da música popular brasileira.
“Ajudar o Martagão ao lado de artistas amigos e com esta Orquestra que eu amo, admiro e que sou parceiro há anos é um presente de Natal pra mim! Com o Martagão é assim: você vai ajudar e é você que sai preenchido e enriquecido. Quem mergulha e entende a importância deste serviço não consegue esquecer. Convido a todos a fazer parte deste movimento, seja comprando os ingressos ou doando para o Hospital”, afirma Calazans.
O concerto contará com cantores líricos interpretando clássicos da Broadway, criando um diálogo entre música orquestral e canções populares. O repertório reunirá artistas consagrados da cena baiana e nacional, em um clima natalino totalmente voltado para a causa do Hospital.
“É uma imensa alegria compartilhar o Natal da OSBA com um evento em prol do Martagão. Isso reforça que somos uma Orquestra que é extensão da sociedade baiana. Para o programa, trouxe essas obras da Broadway, pensando nesse sentimento de que cada pessoa é uma estrela. Como diz Caetano Veloso, ‘Gente é para brilhar’. Então todos presentes, seja no palco, na plateia ou nas doações, serão uma estrela neste evento natalino para uma instituição tão nobre”, declara o maestro Carlos Prazeres.
O Martagão Gesteira é o único hospital da Bahia que realiza transplante de medula óssea pediátrico pelo SUS. Em 2024, respondeu por 66,7% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos, 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas realizadas no Estado.