O cinema brasileiro voltou a ocupar um lugar de destaque no cenário internacional. “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, acaba de ser eleito Melhor Filme Internacional de 2025 pelo New York Film Critics Circle, uma das associações de crítica mais tradicionais e influentes dos Estados Unidos.
A escolha consolida ainda mais a posição do longa como um dos principais candidatos ao Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. Esta é apenas a quarta vez que um filme brasileiro é reconhecido pelo NYFCC. Antes, venceram “Pixote – A Lei do Mais Fraco”, de Hector Babenco; “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e “Bacurau”, também dirigido por Kleber.
Ver essa foto no Instagram
No filme, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor universitário procurado por atividades subversivas que foge para Recife. Acreditando estar seguro até conseguir deixar o país com o filho pequeno, descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto, um suspense político que tem impressionado a crítica internacional.
A atuação de Moura vem sendo destacada reiteradamente pela imprensa especializada. Ele aparece entre os favoritos ao Oscar e ao Globo de Ouro, segundo publicações como a Variety. Já a influente revista francesa Cahiers du Cinéma elegeu “O Agente Secreto” entre os 10 melhores filmes do ano, reconhecimento que fortalece ainda mais a campanha internacional do longa.
Além da ótima recepção da crítica, “O Agente Secreto” teve estreia de destaque em Cannes – Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho); Melhor Ator (Wagner Moura); Prêmio FIPRESCI; e Prêmio “Art et Essai” – e segue acumulando indicações em premiações relevantes. O filme disputou duas categorias no Gotham Awards, entregues nesta segunda-feira (1º), e também está indicado ao Astra Film Awards, reforçando sua presença no circuito internacional.
Além de Moura, o elenco reúne nomes de peso e talentos emergentes do cinema brasileiro e internacional: Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco, Wilson Rabelo e Laura Lufési.