Plano Inclinado Gonçalves volta a funcionar normalmente nesta segunda-feira (1º)

Plano Inclinado Gonçalves volta a funcionar normalmente nesta segunda-feira (1º)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto / Secom PMS

Publicado em 01/12/2025 às 17:30 / Leia em 2 minutos

O Plano Inclinado Gonçalves retornou ao funcionamento nesta segunda-feira (1º). A reabertura do serviço acontece após um processo de requalificação realizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), para garantir mais segurança aos usuários.

Durante o período de intervenção, foram efetuadas a troca de peças dos bondes, nova pintura, substituição de gradis e diversas melhorias estruturais e de manutenção, modernizando o equipamento e estendendo a sua vida útil.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, ressaltou o esforço contínuo da Prefeitura em revitalizar os sistemas de transporte vertical da cidade. “Essa é apenas uma das várias intervenções que estamos promovendo nos ascensores. Nosso objetivo é preservar o patrimônio histórico, mas sobretudo oferecer um transporte seguro e eficiente preservando seu caráter histórico”, afirmou.

Além do Gonçalves, a Semob já programou intervenções semelhantes no Plano Liberdade-Calçada, que também passará por requalificação. Além disso, a pasta já deu início a intervenções no Pilar, com pintura completa das fachadas, além de futuras intervenções nos bondes. A Prefeitura segue comprometida com a modernização e a manutenção dos ascensores.

Em fevereiro deste ano, o Elevador Lacerda foi totalmente entregue após passar por reforma estrutural e modernização das cabines. “Após a maior requalificação da história já realizada no Elevador Lacerda, seguimos avançando com melhorias estruturais em outros equipamentos igualmente importantes para a mobilidade urbana e a integração entre Cidade Alta e Cidade Baixa”, destacou Pablo.

O Plano Inclinado Gonçalves funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. A tarifa é gratuita.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia