Depois de 86 anos longe da terra natal, Othon Bastos, 92 anos, reencontrou Tucano, no Sertão da Bahia, em uma volta marcada por emoção e forte mobilização popular. O ator desembarcou na cidade na quinta-feira (27) para apresentar o monólogo “Não me entrego, não!”, escrito e dirigido por Flávio Marinho, em sessão aberta ao público neste domingo (30), na praça central.
A apresentação foi viabilizada após o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, assistir ao espetáculo em Salvador e decidir apoiar o retorno do artista ao município. Com menos de 50 mil habitantes, Tucano lotou a praça montada pela produtora Gávea Filmes, comandada por Bianca De Felippes, transformando o reencontro em um acontecimento histórico para a cidade.
Com mais de 60 trabalhos na televisão, mais de 90 no cinema e mais de 50 no teatro, Othon acumula participações em produções marcantes como O Pagador de Promessas (1962), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e novelas como Sinhá Moça (2006), Além do Tempo (2015) e Éramos Seis (2019).

Othon Bastos
A programação dedicada ao artista começou no dia 24 de novembro, com a exibição de cinco filmes de sua carreira no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral de Tucano (CETIT), em sessões diárias para estudantes e moradores. “É o primeiro contato dessa nova geração com meu trabalho. Meu objetivo está sendo cumprido: voltar e mostrar o que o filho da cidade construiu”, afirmou.