A Prefeitura de Salvador detalhou, nesta sexta-feira (28), a programação do “Natal Salvador 2025”, uma iniciativa que busca unir tradição religiosa, alto investimento em iluminação cênica e atrações musicais de grande peso. O evento, que se estende de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2026, é apresentado pela gestão municipal como o maior Natal de rua do país.
A coletiva de imprensa, realizada no Casarão 17, no Terreiro de Jesus, contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e do diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães.
A principal novidade desta edição é a grade de shows gratuitos na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação de fim de ano terá um forte cunho religioso e popular:
- 25 de dezembro (Dia de Natal): será realizada uma Santa Missa celebrada pelo sacerdote paulista Frei Gilson, a partir das 19h. A abertura do palco ficará a cargo do Padre Jaciel, às 15h.
- 26 de dezembro: O cantor Roberto Carlos fará um show especial com entrada gratuita a partir das 17h, no mesmo local.
O prefeito Bruno Reis destacou que a programação de grande visibilidade, viabilizada por patrocinadores, integra o calendário da cidade que culmina no Festival da Virada (iniciado em 27 de dezembro), colocando Salvador como destino turístico estratégico.
O coração da festa: o Centro Histórico
O Centro Histórico permanece como o núcleo da celebração, recebendo o maior investimento em cenografia e iluminação.
A Rua Chile volta a ser o corredor mais impressionante do circuito, com um túnel de som e luz que se estende por quase 400 metros, equipado com mais de 25 milhões de microlâmpadas.
Por esse grande corredor, desfilará o Cortejo Soteropolitano do Menino Jesus, com quatro carros alegóricos e cerca de 800 participantes, que mistura elementos cristãos com a identidade cultural local. Os desfiles ocorrerão nos dias 5, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro.
Outros pontos de destaque incluem:
- Terreiro de Jesus: abriga a tradicional Árvore de Natal de 18 metros, que mais uma vez utilizará a tecnologia Twinkly, um sistema de LED inteligente. O local terá ainda show de lasers e a Casa do Papai Noel;
- Largo do Cruzeiro de São Francisco: receberá o presépio oficial;
- Praça Thomé de Souza: contará com vila de artesanato e cenografia especial.