Um homem de 29 anos, procurado pela Justiça desde 17 de novembro por roubo, foi preso na manhã desta sexta-feira (28) na região da Barra, em Salvador, com o auxílio das câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
O alerta foi gerado quando o suspeito passou por um dos pontos monitorados pela Plataforma de Observação Elevada (POE), instalada no Porto da Barra. Uma guarnição da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra) foi acionada e realizou a abordagem.
Segundo o coronel André Pereira Borges, superintendente de telecomunicações da SSP, a presença da POE visa reforçar a segurança em áreas de grande circulação de baianos e turistas durante esta época do ano. “O videomonitoramento inteligente e o reconhecimento facial têm reforçado diariamente a ação policial na Barra”, afirmou.
O homem, que já tinha passagens por associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo e crimes contra o patrimônio, foi conduzido à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), nos Barris, onde o mandado foi cumprido pela 14ª Vara Criminal de Salvador.
A POE foi posicionada na Barra no dia 7 de novembro e seguirá em pontos estratégicos da região durante todos os finais de semana até o fim do verão.