O médico Carlos Emanuel Melo, superintendente da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Martagão Gesteira, será homenageado com a Comenda 2 de Julho, mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. De autoria do deputado Penalva, o projeto visa reconhecer o trabalho do profissional na área médica e a sua atuação à frente do Hospital. A cerimônia de entrega da honraria será realizada no próximo dia 27 de novembro, em Salvador.
“Carlos Emanuel Melo tornou-se uma referência em gestão hospitalar ao assumir um papel crucial durante a crise enfrentada pelo Hospital Martagão Gesteira em 2008 (…) À época, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do hospital, estava à beira do fechamento. Graças às medidas inovadoras e à liderança filantrópica de Melo, foi possível reverter a situação crítica e garantir a continuidade dos serviços prestados à população”, justifica Penalva.
Segundo o deputado, as estratégias adotadas não apenas ajudaram as finanças do hospital, mas também mobilizaram a sociedade baiana em apoio à instituição. “Sob sua direção, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil fortaleceu seu papel vital na saúde infantil da Bahia, administrando importantes instituições como o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, e o próprio Hospital Martagão Gesteira, em Salvador”, pontua.
Presidente da Alba, a deputada Ivana Bastos reforçou a importância da homenagem, destacando o trabalho desenvolvido pelo médico. “Carlos Emanuel é daqueles profissionais que fazem a diferença sem alarde. Ele carrega a dor das famílias, a luta das crianças e a esperança que move o trabalho de tanta gente dedicada. Esta homenagem reconhece sua sensibilidade, sua entrega e o cuidado com que conduz uma missão tão especial. É uma alegria para a Assembleia celebrar alguém que faz tão bem à Bahia”, frisa.
Para o superintendente da Liga, a Comenda reflete o trabalho de toda a instituição. “Receber a Comenda 2 de Julho é uma grande honra. Ao mesmo tempo, é um paradoxo: ela é normalmente concedida pelo trabalho de uma pessoa, mas, no meu caso, o mérito não é exclusivo meu. O que é reconhecido neste ato é a força de uma instituição inteira. A homenagem só se justifica porque ela simboliza o trabalho de muitos homens e mulheres que dedicam suas vidas a cuidar das crianças da Bahia”, afirma Melo, que também é autor do livro “O Hospital da Minha Vida”, lançado recentemente. A obra retrata, por meio de fatos e memórias, a história do Martagão, a importância do hospital para o Sistema Único de Saúde e como a instituição se tornou um patrimônio dos baianos.