A Travessia Itaparica-Salvador chega à sua 10ª edição neste domingo reunindo atletas de vários estados na Baía de Todos-os-Santos — e terá um estreante conhecido do público baiano. Marcelo Sangalo Cady, filho do nutricionista e atleta Daniel Cady e da cantora Ivete Sangalo, participa pela primeira vez do evento e vai nadar 1,5 km ao lado do pai, padrinho desta edição.
A organização destaca que mais de mil atletas passaram pelas etapas do Circuito Baiano de Águas Abertas ao longo do ano, mas apenas 150 se classificaram para disputar a travessia principal, considerada a maior prova de águas abertas do país. As demais categorias seguem com inscrições abertas até 1º de dezembro.
“Já vivi a TIS de várias formas, como atleta, guia e nutricionista, e agora volto para nadar com meu filho”, disse Cady, que considera o desafio do adolescente um momento simbólico dentro da competição.
A prova, que se tornou uma das mais tradicionais do calendário aquático nacional, também reúne nomes importantes da modalidade. A baiana Lizian Sobral, campeã mundial júnior em 2024, retorna como uma das favoritas, assim como Henrique Figuerinha, vencedor da última edição. Ao longo de sua história, a TIS já recebeu atletas como Vivi Jungblut, Diogo Villarinho e Allan do Carmo, que se despediu oficialmente das águas abertas no evento de 2022.
Para Marco Lemos, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, a travessia mantém sua importância por unir alto rendimento e simbologia regional. “É uma prova icônica, que reúne os melhores atletas do Brasil em um dos cartões-postais mais lindos do mundo”, diz.