Com 8 milhões de turistas estrangeiros, Brasil instala “turistômetros” e anuncia premiação nacional

Com 8 milhões de turistas estrangeiros, Brasil instala “turistômetros” e anuncia premiação nacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Renato Vaz/Embratur

Publicado em 25/11/2025 às 08:58 / Leia em 3 minutos

O Brasil ultrapassou a marca inédita de 8 milhões de turistas internacionais neste ano, e a Embratur celebrou o resultado nesta segunda-feira (24), durante evento no Museu de Arte do Rio (MAR), na capital fluminense. A solenidade, comandada pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, marcou também o lançamento do Prêmio Embratur Visit Brasil, que reconhecerá instituições e personalidades que contribuíram para fortalecer a imagem do país no exterior.

Durante o encontro, Freixo deu início à contagem em tempo real do fluxo de estrangeiros que chegam ao Brasil. A apuração seguirá até 31 de dezembro e, segundo a Embratur, a expectativa é encerrar o ano com mais de 9 milhões de visitantes, número nunca antes alcançado pelo país. Para marcar o momento, dois painéis eletrônicos de cinco metros de altura, batizados de Turistômetros, começaram a operar: um instalado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, e outro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da inauguração do dispositivo direto da capital federal. Segundo a Embratur, os painéis foram idealizados para gerar impacto visual e reforçar o crescimento exponencial do turismo internacional no país. A ação tem como mensagem principal “O Recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”. A campanha apresenta histórias reais de trabalhadores do setor para destacar o impacto do turismo internacional na geração de emprego, renda e desenvolvimento social.

Marcelo Freixo | Foto: Márcio Menasce/Embratur

“É mais um recorde histórico. É um número espetacular. O Brasil, que nunca havia chegado a 7 milhões, está chegando a 9 milhões em um ano, um aumento de mais de 40% comparado ao ano passado. E o mais importante, a geração de emprego, a geração de renda. Isso é o mais importante que a gente tem aí hoje para comemorar em relação ao turismo no Brasil”, afirmou Freixo.

O ministro Celso Sabino também destacou o avanço do setor. “Essa marca inédita é fruto de um trabalho sério, planejado. Hoje, o Brasil começa a colher os frutos com o turismo, gerando oportunidades, empregos e renda para o nosso país. Somos a bola da vez no cenário internacional”, disse.

Foto: Márcio Menasce/Embratur

O evento no MAR também marcou o anúncio do Prêmio Embratur Visit Brasil, realizado em parceria com a Revista Exame. A iniciativa inédita vai reconhecer instituições e personalidades que atuam para fortalecer a imagem do Brasil fora do país, estimulando a chegada de mais visitantes. A premiação valoriza o protagonismo de diferentes segmentos da cadeia produtiva do turismo, reforçando a importância da articulação entre o setor público, o setor privado e entidades regionais.

Serão avaliadas ações realizadas entre 1º de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025, em categorias como Destinos, Companhias Aéreas, Hotelaria, Aeroportos e Convention & Visitors Bureaux. As inscrições já estão abertas e seguem até 25 de janeiro de 2026, pelo site oficial da premiação. Os vencedores serão anunciados em março de 2026, durante o Visit Brasil Summit, que será realizado em Brasília.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia