Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos de moradores nas áreas do Carnaval 2026

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos de moradores nas áreas do Carnaval 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 24/11/2025 às 12:09 / Leia em 2 minutos

A Transalvador prorrogou até 8 de dezembro o prazo para que moradores das regiões com restrição de circulação durante o Carnaval possam solicitar pela internet as credenciais veiculares e recebê-las em casa. O período de cadastro, iniciado em setembro, terminaria neste domingo (23).

Até agora, cerca de 5,2 mil moradores cadastraram pelo menos um veículo — apenas 15% dos mais de 33 mil imóveis aptos a receber os adesivos. O procedimento deve ser feito no site da Transalvador, na aba “Carnaval 2026”, onde também é possível conferir se o endereço está dentro das áreas de restrição.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do morador. É fundamental que façam o credenciamento dentro do prazo para evitar filas nos postos físicos e garantir o acesso às áreas de Carnaval sem transtornos”, afirma Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador.

Quem já fez o cadastro em anos anteriores pode acessar o sistema com login e senha, confirmar o veículo, substituí-lo ou incluir um novo. Caso não atualize nenhuma informação até o fim do prazo, será necessário comparecer posteriormente a um dos postos físicos para emitir nova credencial.

Moradores sem cadastro também podem se registrar até 8 de dezembro, informando IPTU, CPF/CNPJ do proprietário do imóvel, e e-mail. Após receber o código de acesso, será possível cadastrar Renavam e placa do veículo. Alterações de placa também podem ser feitas até a data limite; depois disso, só presencialmente, mediante troca do adesivo e apresentação do CRLV.

As credenciais serão entregues em casa apenas para quem concluir o processo no site até 8 de dezembro. Quem perder o prazo deverá buscá-las presencialmente — mesmo que o cadastro das placas seja feito online.

O Carnaval 2026 terá cinco grandes áreas de restrição, divididas em 12 subáreas, cada uma com credencial específica. Veículos que acessarem regiões sem a devida autorização serão autuados. A infração é considerada média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia