A apresentadora Vera Viel, de 50 anos de idade, contou no Instagram, nesta segunda-feira (24), que fez exames no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para monitorar sua saúde depois do fim do seu bem-sucedido tratamento oncológico. Em 2024, a esposa do apresentador Rodrigo Faro, de 52, foi diagnosticada com um sarcoma sinovial, um tumor raro e maligno. Além de passar por uma cirurgia para a retirada do tumor, na ocasião, ela ainda fez 33 sessões de radioterapia.
“Hoje, pela quinta vez esse ano, fiz o Pet Scan e a ressonância, exames de rotina e controle após a retirada do sarcoma. Entre medo, fé e coragem, recebo mais uma vez a melhor notícia: continuo em remissão. Essa palavra devolve o fôlego e acalma a alma, a sensação é de gratidão e vitória! É Deus sussurrando: ‘estou com você em cada passo. #aúltimadoano”, escreveu Vera na rede social.
Mesmo depois do fim do tratamento do câncer, o paciente deve realizar o que os médicos chamam de seguimento, que consiste em um acompanhamento por consultas e exames de rotina para detectar uma eventual recidiva.
Dependendo do tipo de câncer, podem ser necessários exames de sangue, imagem ou ambos. Em algumas situações, só uma conversa e o exame físico são suficientes. A frequência e a duração do acompanhamento dependem do tipo de câncer e de fatores individuais do paciente. Mas, na maioria das vezes, os seguimentos têm duração mínima de cinco anos. Quanto mais tempo passa depois do tratamento com finalidade curativa, menores são as chances de recidiva.