A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) oficializou, nesta sexta-feira (21), que os filmes O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos estão elegíveis ao Oscar 2026. Com isso, as obras dirigidas por Kleber Mendonça Filho e Petra Costa podem ser consideradas em suas respectivas categorias na 98ª edição do prêmio.
O Agente Secreto é o candidato do Brasil a Melhor Filme Internacional. O longa também tem sido citado por veículos especializados como possível destaque em outras categorias, incluindo uma eventual indicação de Wagner Moura a Melhor Ator. Ambientada em 1977, a produção acompanha um professor universitário que retorna ao Recife enquanto tenta escapar de um passado misterioso.
Já Apocalipse nos Trópicos concorre à categoria de Melhor Documentário. Disponível na Netflix, o filme ganhou projeção após receber quatro indicações no IDA Documentary Awards, considerado um dos principais termômetros do Oscar. A obra investiga a relação entre política e evangélicos no Brasil e traz entrevistas com lideranças como o pastor Silas Malafaia e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os próximos passos na disputa ocorrerão em dezembro. A lista de pré-indicados de categorias como filme internacional e documentário será divulgada em 16 de dezembro, enquanto os indicados oficiais saem em 22 de janeiro. A cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março de 2026.