Morre Ione Borges, ex-dupla de Claudete Troiano na TV

Morre Ione Borges, ex-dupla de Claudete Troiano na TV

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 24/11/2025 às 12:15 / Leia em 3 minutos

A apresentadora Ione Borges, uma das precursoras dos programas femininos na televisão brasileira, morreu aos 73 anos. A causa da morte não foi informada. Segundo pessoas próximas, ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em tratamento de complicações pulmonares. A comunicadora era fumante havia muitos anos.

A confirmação do falecimento foi feita por Claudete Troiano, parceira de longa data de Ione na TV Gazeta, por meio de uma publicação no Instagram nesta segunda-feira, dia 24. Na homenagem, Claudete escreveu: “Juntas, na televisão, construímos uma história que atravessou gerações e marcou a vida de tantas pessoas. Dividimos risos, emoções, aprendizados e, acima de tudo, vivemos momentos de verdadeira felicidade”.

Na mesma mensagem, a jornalista completou: “Hoje me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão. Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação”.

Ione Borges iniciou a carreira ainda na infância, aos 12 anos, participando de programas infantis exibidos pela Record. Em 1969, passou a atuar como garota-propaganda do Mappin, função que exerceu por uma década. Antes de se consolidar como apresentadora, trabalhou como modelo, empresária do ramo da moda e atriz. No audiovisual, esteve em alguns filmes e integrou o elenco da primeira versão da novela Meu Pedacinho de Chão, exibida pela Globo em 1972. Ela também chegou a manter uma grife própria de roupas, que acabou deixando de lado ao assumir um programa vespertino na TV Gazeta.

Na emissora, Ione comandou o Mulheres entre 1980 e 1999. Durante os primeiros 17 anos, dividiu o programa com Claudete Troiano, parceria que se tornou um dos principais marcos de sua trajetória. Além disso, apresentou um talk show em horário nobre que levava seu nome e os programas Pra Você e Manhã Gazeta, exibidos entre 2009 e 2012.

Em 2010, pediu desligamento da emissora alegando cansaço e a necessidade de dedicar mais tempo à saúde. A TV Gazeta, no entanto, recusou a demissão e manteve Ione no quadro de funcionários com um contrato vitalício, mesmo fora do vídeo.

Após o afastamento, a apresentadora apareceu poucas vezes na televisão. Em 2014, retornou ao ar para substituir Ronnie Von durante duas semanas no programa Todo Seu. Já em 2020, participou da edição comemorativa pelos 40 anos do Mulheres, novamente ao lado de Claudete.

Nos últimos anos, Ione Borges vivia de forma reclusa em sua residência. O velório ocorre no Funeral Velar Morumbi, em São Paulo, entre 16h e 20h.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia