Cerca de 119 mil turistas devem visitar Salvador entre esta quinta-feira (20) e domingo (23), durante o feriadão do Dia Nacional da Consciência Negra. A taxa de ocupação hoteleira na capital já chega a 73% no período.
Os dados são do Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que estima ainda uma receita de R$ 202,7 milhões gerada pelos visitantes — 113.648 brasileiros e 5.592 estrangeiros.
O movimento é impulsionado pela programação do Novembro Salvador Capital Afro, que reúne mais de 50 ações voltadas à celebração da identidade negra, incluindo shows, festivais, desfiles, oficinas e encontros culturais. Um dos destaques seria o show gratuito de Léo Santana, marcado inicialmente para esta quinta (20), mas adiado para domingo (23), às 15h, na Praça Maria Felipa, no Comércio, por causa da chuva.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito Bruno Reis destacou a importância da agenda para o turismo da cidade. “Transformamos o mês de novembro em alta estação. O Novembro Salvador Capital Afro tem nos permitido bater recordes de visitantes, fortalecendo a economia com geração de emprego e renda”, afirmou.
A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, também celebrou o impacto do projeto. “Reafirmamos nossas raízes e a força cultural que faz de Salvador a capital mais negra fora da África. Ter Léo Santana como atração principal simboliza essa potência e a energia do nosso povo”, disse.
Para a secretária municipal de Reparação (Semur), Isaura Genoveva, o feriado é um momento de reflexão sobre os desafios no enfrentamento ao racismo. “O Novembro Salvador Capital Afro evidencia as potências negras da cidade e o quanto contribuímos para o turismo, a economia e o desenvolvimento de Salvador”, afirmou.

Cerca de 119 mil turistas devem passar por Salvador neste feriadão