A Bahia volta a ficar em alerta para chuva forte com a chegada de uma nova frente fria nesta quarta-feira (19). Este é o terceiro sistema frontal a atingir o estado em novembro — condição considerada atípica para o período. As duas frentes anteriores provocaram alagamentos e transtornos em municípios do sul e do litoral, incluindo Salvador.
De acordo com a Climatempo, o sistema avança pelo litoral do país e deve atingir o sul da Bahia primeiro, alcançando Salvador nesta quinta-feira (20), feriado da Consciência Negra. A frente fria também aumenta o risco de temporais em outros estados do Nordeste, como Maranhão, Piauí, sertão de Pernambuco e extremo sul do Ceará.
Com a aproximação do sistema, áreas do interior nordestino ficam em risco para chuva moderada a forte, acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h. As regiões com maior potencial para temporais incluem:
- Sul da Bahia (incluindo Planalto da Conquista, Oeste baiano e Vale do São Francisco);
- Sul do Maranhão;
- Sul do Piauí.
No interior baiano, no sertão de Pernambuco, no centro-norte do Maranhão e do Piauí e no extremo sul do Ceará, as pancadas devem ser isoladas, mas algumas podem ocorrer com forte intensidade.
Instabilidade aumenta em Salvador no feriado
Para esta quarta-feira (19), não há previsão de chuva forte em Salvador. Outras capitais do Nordeste — como Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Teresina — também devem ter baixa probabilidade de precipitação.
A partir de quinta (20), a capital baiana volta a ter risco de alagamentos e deslizamentos, cenário semelhante ao registrado durante as duas frentes frias anteriores. A instabilidade deve permanecer elevada na sexta (21) e no sábado (22).