O Shopping Bela Vista, em parceria com o Africa 360, realiza nos dias 17 e 18 de novembro a Ação Especial Novembro Negro – Juventude, Ancestralidade e Inovação. As atividades, gratuitas, acontecem das 15h às 18h, na Praça de Alimentação, e propõem uma imersão cultural e educativa voltada à valorização da juventude negra periférica. A programação conecta estudantes de escolas públicas, artistas, empreendedores e lideranças afrocentradas.
A abertura, na segunda-feira, 17, será marcada pelo desfile “Ateliê Jovens em Ação”, desenvolvido por alunos do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos. A professora Taís Danila Macêdo comenta o impacto da iniciativa na formação dos estudantes. “Quando a escola se torna espaço de criação e protagonismo, os estudantes compreendem o poder de suas vozes. O desfile é uma forma de dizer ao mundo que nossa juventude tem talento, consciência e futuro. É um aprendizado que vai muito além da sala de aula”. O diretor da unidade, Marcos César Guimarães, reforça o significado da participação. “Ver nossos alunos ocupando espaços como este é a prova de que a escola pública pode e deve ser um berço de talentos e oportunidades. O Ateliê Jovens em Ação é mais do que um projeto de moda, é um exercício de identidade, ancestralidade e orgulho coletivo”.
A programação segue com a roda de conversa “Moda e Identidade Negra”, mediada por Flávia Silva, especialista em carreira, desenvolvimento humano e gestão de pessoas, com mais de 15 anos de experiência. A discussão aborda ancestralidade, estética negra, representatividade e afroempreendedorismo, com participação de Barbara Aguiar, Leila Guedes e Luciana Gomes.
Ainda no dia 17, ocorre a roda de conversa “Juventude e Futuro: da Escola ao Mundo”, reunindo jovens e empreendedores locais. Participam Ricardo Carvalho (historiador e educador), Dijara Santos e a psicóloga Diane Souza.
Na terça-feira, 18/11, a programação migra para a Praça Central do shopping, mantendo o horário das 15h às 18h. O Coral “Voices of Arenoso”, formado por estudantes do Colégio Clarice Santiago dos Santos, abre as atividades. Em seguida, a primeira roda de conversa aborda Afroempreendedorismo e Segurança Jurídica, com mediação de Flávia Silva e participação do Escritório 2AVL. Logo depois, a segunda roda trata de Juventude Negra e Influência Digital, novamente com mediação de Flávia Silva e presenças de Tiago Santana (HeyPeople), Lu Amâncio e Djavan Benin.
Idealizadora da iniciativa e fundadora do Africa 360, Dijara Santos destaca o propósito da ação. “O Africa 360 acredita que tecnologia e ancestralidade caminham juntas. Queremos mostrar que a inovação nasce dos nossos territórios, das nossas histórias e das resistências que nos trouxeram até aqui. Esta é uma celebração da juventude negra, de sua criatividade e do poder transformador da coletividade”.
A gerente de Marketing do Shopping Bela Vista, Juliana Brandão, ressalta a importância da programação. “Durante dois dias, o público terá a oportunidade de ter uma experiência enriquecedora e repleta de aprendizado, com atividades que celebram o Novembro Negro por meio de apresentações culturais e diálogos que visam valorizar a cultura afro-brasileira e fortalecer a presença da juventude negra em espaços de criação e transformação social”.
SERVIÇO
Ação Especial Novembro Negro – Juventude, Ancestralidade e Inovação
Data: 17/11 e 18/11
Horário: 15h às 18h
Local: Praça de Alimentação – Shopping Bela Vista
Programação
17/11 – “Moda, Identidade e Ancestralidade”
• Desfile Ateliê Jovens em Ação – Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos
• Roda de Conversa – Moda e Identidade Negra
• Roda de Conversa – Juventude e Futuro: da Escola ao Mundo
18/11 – “Voz, Expressão e Comunidade”
• Apresentação do Coral “Voices of Arenoso” – Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos
• Roda de Conversa – Música, Juventude e Potência Negra
• Roda de Conversa – Educação, Arte e Oportunidades