Salvador se prepara para receber maior evento de natação em águas abertas do país

Salvador se prepara para receber maior evento de natação em águas abertas do país

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 17/11/2025 às 16:05 / Leia em 2 minutos

 

Considerado o maior evento de natação em águas abertas do país, a Travessia Itaparica-Salvador comemora 10 edições nos dias 6 e 7 de dezembro, nas águas da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. A última etapa classificatória para os atletas interessados em disputar a tradicional prova de 12 km acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, na Praia de Inema, onde também serão realizadas as finais do Campeonato Baiano em Águas Abertas, além da fase conclusiva da Copa Brasil, do Campeonato Brasileiro Interclubes, do Campeonato Sul-Americano de Clubes e Seleções e do 4.º Troféu Marcelinha Cunha.

As chamadas “Finais Inema” prometem encerrar com chave de ouro a temporada da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, que comemora duas décadas de história. Para coroar o momento, a entidade escolheu dois circuitos, batizados de “Circuito Osmar” e “Circuito Dodô”, que combinam distâncias que vão desde 250 m até 10 km, além de revezamentos.

“É uma honra fechar a temporada no nível que a gente planejou e mostrar que a Bahia não está só participando dos esportes aquáticos, mas também conquistando seu lugar de destaque”, afirma o presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos. “As finais simbolizam uma trajetória de consolidação da modalidade no estado, com clubes, atletas de base, masters e elites participando e criando uma narrativa de pertencimento e continuidade esportiva”, completa.

Os circuitos

No Circuito Osmar, serão realizadas provas de 10 km, 5 km, 4 km, 3 km, 2,5 km, 1,5 km, 250 m e revezamento 2×2×750 m. Já o Circuito Dodô será para iniciação e categorias menores, revezamento 2×2×750 m (Petiz), 750 m, 250 m (Iniciante 1 e Marcelinha), 500 m (Iniciante 2 e Marcelinha).

O Campeonato Brasileiro é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb); da Prefeitura de Salvador, via Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e Empresa Salvador Turismo (Saltur); da Marinha do Brasil, além de Embasa, Intermarítima e Piracanjuba.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia