Cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados no Exame Nacional do Ensino Médio 2025 compareceu aos dois dias de prova, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O exame foi realizado nos dias 9 e 16 de novembro, em 1.805 municípios das 27 unidades da federação.
Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o gabarito oficial do segundo dia de provas será divulgado nesta quinta-feira (20) e ressaltou que as presenças nos dois domingos de provas se assemelha aos resultados dos anos anteriores. Ele destacou ainda que o balanço é preliminar. Os dados definitivos serão divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.
Novidades em 2026
O titular do MEC também anunciou que o governo irá utilizar o Enem para fins de avaliação do ensino médio, a partir de 2026. Essa mudança, segundo o ministro, ocorre devido à desmotivação dos estudantes em se dedicar à prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, já que o foco e a dedicação máxima deles estão no Enem, que funciona como principal meio de acesso à universidade.
Outra novidade anunciada pelo ministro é de que o MEC solicitou ao Inep um estudo para avaliar a aplicação do Enem de 2026 nas capitais de três países do Mercosul para candidatos brasileiros e estrangeiros. A prova seria aplicada na modalidade virtual para o público de Buenos Aires, na Argentina, Assunção, no Paraguai, e Montevidéu, no Uruguai. O instituto deve concluir esses estudos até o fim de março de 2026.