Patinetes terão velocidade reduzida para novos condutores em Salvador

Patinetes terão velocidade reduzida para novos condutores em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Esther Morais

Jefferson Peixoto/Secom PMS

Publicado em 14/11/2025 às 18:26 / Leia em 3 minutos

A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta sexta-feira (14), novas regras para o uso dos patinetes elétricos compartilhados, incluindo a redução de velocidade para novos usuários. A partir de agora, quem fizer o primeiro cadastro no sistema da JET terá limite máximo de 15 km/h até completar 15 km percorridos ou cinco viagens realizadas.

Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a medida busca tornar o serviço mais seguro para quem está começando a utilizar o modal. “Nosso foco é garantir que o uso dos patinetes elétricos seja cada vez mais seguro e responsável. Essa limitação inicial protege os novos usuários e estimula um uso consciente. Seguimos também com ações educativas e de fiscalização, como blitze e escolinhas de condução”, afirmou.

O assessor da JET, Lincoln Silva, destacou que a expansão do serviço tem ocorrido graças ao diálogo com o poder público e à crescente adesão dos soteropolitanos. “A ampliação é fruto de um bom diálogo entre nossa empresa e o município, além da grande demanda da população. Isso mostra que o modal tem colaborado com o dia a dia da população, especialmente entre o Centro e Piatã”, disse.

Expansão para a Cidade Baixa

As novidades foram anunciadas junto com a ampliação do serviço para a Cidade Baixa. A nova área operacional inclui toda a orla da Ribeira, desde o Terminal Hidroviário da Travessia Ribeira-Plataforma até a Baixa do Bonfim. Mais de 100 novos patinetes começaram a atender a região.

“Salvador está entre as 11 cidades do mundo que reduziram em mais de 30% as emissões de gases de efeito estufa. Expansões como essa reforçam nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, disse o secretário.

Crescimento do uso

Entre janeiro e setembro, Salvador registrou mais de 465 mil viagens realizadas. Somente em outubro foram 59 mil deslocamentos, o maior volume dos últimos seis meses. Atualmente, o sistema da JET possui 150 mil usuários cadastrados e opera com 938 patinetes equipados com GPS, sinalização noturna, freios, campainha e placa de identificação.

As ações educativas e de fiscalização seguem como prioridade. Em setembro, foram 10,2 mil abordagens, resultando em 1.784 contas bloqueadas e 93 atividades da Escola de Direção Segura. As aulas gratuitas acontecem:

Sextas e sábados, das 8h às 17h, no Farol da Barra

Domingos, das 10h às 14h, na Avenida Magalhães Neto

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia