Dois estudantes da Bahia serão destaques da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) nesta segunda-feira (17), em Belém do Pará. Eles irão integrar a mesa “O necessário protagonismo das juventudes e dos povos tradicionais na Agenda Climática”.
Estevão Souza, do município de Conde, e Luan Correia, de Paramirim, vão discutir como a juventude e as comunidades tradicionais podem atuar de forma mais ativa na construção de políticas públicas e educacionais voltadas à sustentabilidade.
A participação dos jovens é fruto de um percurso iniciado na V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em setembro, em Salvador.
O encontro reuniu mais de 152 mil estudantes, de 113 municípios, em atividades voltadas à reflexão sobre desafios socioambientais e à criação de projetos de intervenção nas comunidades escolares.
Durante a conferência, foram escolhidos 21 delegados para representar a Bahia na etapa nacional, realizada em outubro, em Luziânia (GO). Entre eles, Estevão e Luan se destacaram pela liderança e pelo envolvimento nas discussões sobre sustentabilidade.