O atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, foi eleito nesta sexta-feira (14) para seguir no comando da instituição até março de 2030. Ele está à frente da Federação desde 2023, quando assumiu o posto após a saída de Ricardo Alban para presidir a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A eleição ocorreu com chapa única e aprovação unânime dos sindicatos industriais, que confirmaram a continuidade da gestão alinhada à inovação, sustentabilidade e ao fortalecimento da indústria baiana. A posse está prevista para abril de 2026.
A nova diretoria inclui oito vice-presidentes — entre eles o diretor Industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano — além de diretores efetivos, suplentes e um Conselho Fiscal. Passos e Ricardo Alban também foram indicados como delegados da FIEB na CNI.
Engenheiro e empresário, Carlos Henrique Passos, 64 anos, acumula experiência no setor produtivo, tendo presidido o Sinduscon-BA e atuado na Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Trajetória e perfil
Engenheiro e sócio-diretor da Gráfico Empreendimentos Ltda, Carlos Henrique Passos, 64 anos, assumiu a presidência da FIEB em 2023, após Ricardo Alban ser eleito presidente da CNI. O dirigente possui especializações em Finanças Empresariais (FGV), Administração de Negócios (UCSal), Consultoria em Negócios (UnB) e Marketing (ESPM). Foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e 1º vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).