‘Você entra Fernando. E sai Pessoa’: confira resposta certa da questão que mexeu com os participantes do Enem 2025

‘Você entra Fernando. E sai Pessoa’: confira resposta certa da questão que mexeu com os participantes do Enem 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas, com informações do g1

Reprodução

Publicado em 13/11/2025 às 18:50 / Leia em 3 minutos

A frase “Você entra Fernando. E sai Pessoa”, usada em uma campanha da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, foi o centro de uma das questões mais comentadas da prova de Linguagens do Enem 2025, aplicada no domingo (9).

A pergunta, número 23 no caderno amarelo, 21 no branco, 14 no azul e 16 no verde, dividiu candidatos nas redes sociais, mas o impasse terminou nesta quinta-feira (13), com a divulgação do gabarito oficial pelo Inep: a alternativa correta é a letra C.

A peça publicitária mostrava um jovem com a cabeça e a camiseta preenchidas por ícones ligados à cultura portuguesa, como um bondinho e uma caravela.

Logo abaixo, apareciam as informações do evento literário e o slogan “Todo mundo sai melhor do que entrou”. Com base nesses elementos verbais e não verbais, o Enem pedia que o participante identificasse o objetivo da construção do cartaz.

Segundo o Inep, a resposta correta — “ressaltar o impacto da leitura na vida das pessoas” — reflete a ideia de transformação provocada pelo contato com livros e autores.

De acordo com Daniel Fonseca, professor de Linguagens, a imagem do rosto do jovem preenchida por referências a Fernando Pessoa aponta simbolicamente para essa mudança, uma vez que o visitante chega sem o conteúdo literário e sai “preenchido” por ele.

Para ele, tanto o texto quanto os símbolos visuais destacam a noção de que a leitura é capaz de alterar percepções e ampliar repertórios.

A conclusão, confirmada pelo Inep, é que a publicidade utiliza a referência a Fernando Pessoa para ilustrar, de maneira criativa e impactante, o poder transformador da leitura.

Por que as outras opções estavam incorretas?

  • Alternativa A (divulgar a obra de Fernando Pessoa no Brasil): Embora o autor seja citado, o foco principal da peça é a divulgação da Bienal, não de sua obra em si.
  • Alternativa B (valorizar a realização de eventos literários no país): O cartaz, de fato, promove um evento literário, mas a simples valorização não explica o complexo jogo de palavras (“entrar Fernando, sair Pessoa”) e a simbologia cultural presentes na imagem.
  • Alternativa D (fomentar o turismo cultural na cidade de São Paulo): O cartaz pode ter o efeito secundário de fomentar o turismo, mas este não é o principal objetivo no cruzamento de texto e imagem.
  • Alternativa E (evidenciar a influência de Pessoa na literatura brasileira): Não havia no cartaz elementos suficientes para sustentar a tese da influência do poeta português na literatura nacional.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia