Erika Hilton e Pastor Henrique Vieira lançam livro sobre amizade, afeto e política

Erika Hilton e Pastor Henrique Vieira lançam livro sobre amizade, afeto e política

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 13/11/2025 às 11:03 / Leia em 2 minutos

Unindo amizade, afeto e política, Erika Hilton, primeira deputada federal trans e negra da história do Brasil, e Henrique Vieira, pastor, teólogo e deputado federal, acabam de lançar o livro “O que te faz lutar? – Diálogos entre uma trans e um pastor”. A obra reúne memórias pessoais, episódios políticos e reflexões que revelam como trajetórias marcadas por preconceito, resistência e fé podem se encontrar em uma luta comum por justiça social, diversidade e amor. A publicação mostra ainda que a política pode ser feita com afeto, que a fé não precisa ser armadura do ódio e que as alianças improváveis são capazes de abrir caminhos para um Brasil mais justo.

Com humor característico de cada autor e uma escrita afetuosa e certeira, os amigos narram desde o primeiro encontro em um ato político até os bastidores da Câmara dos Deputados, onde atuam lado a lado em pautas como a defesa pelo casamento igualitário e o enfrentamento ao fundamentalismo – segundo eles, uma das grandes ameaças à democracia brasileira. 

“Na luta do dia a dia, construímos uma amizade profunda. E a cada dia, sigo aprendendo com essa companheira. Juntos, fazemos política com coragem, brilho, amor nos olhos e cabeça erguida. Abrimos caminhos, rejeitamos destinos, colorimos as ruas, derrubamos opressões, dançamos na avenida da existência. Fé por meio do amor. Amor como revolução”, afirma o deputado Pastor Henrique Vieira.

“Para que nossas diferenças potencializassem nossa atuação conjunta, foi necessário encontrar pontos de contato. E temos vários: somos negros, nascemos na periferia, crescemos em lares envoltos pela religiosidade. Cada um, à sua maneira, ama a vida e gosta de celebrar, de experimentar essa vida, mesmo com as dificuldades do nosso corpo, da nossa história, da nossa trajetória. Temos, ainda, uma visão de mundo similar e escolhemos a política e a esquerda como instrumentos para mudar e revolucionar a sociedade” completa Erika Hilton.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia