A Bahia acaba de registrar o melhor desempenho no turismo internacional dos últimos sete anos. Faltando dois meses para o fim do ano, 2025 já é o período com maior recepção de turistas estrangeiros desde 2018. De janeiro a outubro, o estado recebeu 166.480 visitantes internacionais, superando o recorde anterior de 2019, quando o total foi de 152 mil turistas durante todo o ano.
O número representa um aumento de 56,53% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 106.357 chegadas, segundo dados da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, disponíveis no Portal de Dados da Agência.
O mês de outubro também foi de crescimento expressivo. Foram 16.832 chegadas internacionais, um aumento de 44,43% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, quando 11.654 visitantes estrangeiros estiveram na Bahia.
“O mundo está redescobrindo a diversidade ímpar, que une história, cultura, religiosidade e gastronomia desse estado que é tão rico. O efeito desse bom momento é o fortalecimento da economia local, com mais oportunidades para a população, gerando emprego e renda”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A diversidade de segmentos tem sido um dos principais diferenciais do estado, que se consolida como destino estratégico, oferecendo roteiros de turismo religioso, gastronômico, de negócios e experiências culturais únicas.
Turismo internacional cresce em todo o país
O desempenho da Bahia reflete a tendência nacional. O Brasil está cada vez mais próximo da marca de 8 milhões de turistas internacionais em 2025. De janeiro a outubro, o país recebeu 7.686.549 visitantes estrangeiros, o que representa um aumento de 42,2% sobre o mesmo período de 2024, quando foram registradas 5.406.409 chegadas.
O volume já configura o maior acumulado de turistas internacionais para os primeiros dez meses do ano em toda a série histórica. Somente em outubro, foram 587.312 chegadas, um crescimento de 15,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o país recebeu 508 mil visitantes, mais um recorde histórico para o período.
“Estamos colhendo os frutos de um Brasil que se mostra ao mundo como um destino diverso, sustentável, que oferece aos seus visitantes experiências cada vez mais desejadas. Estamos transformando o momento positivo em uma tendência, além de promover desenvolvimento social com uma atividade que já comprovou seu poder de impulsionar nossa economia, com geração de emprego e oportunidades em todas as regiões do país”, afirma Freixo.