As rajadas de vento registradas nesta segunda-feira (11) em Salvador ultrapassaram com folga as previsões iniciais da Defesa Civil (Codesal). O boletim meteorológico atualizado nesta terça (12) apontou ventos de até 59 km/h na Boia Meteorológica da Barra, valor 84% superior ao previsto pela Codesal, que estimava rajadas de até 32 km/h.
Outros pontos da cidade também registraram ventos fortes, com destaque para Barra – Vila Naval (55,1 km/h), Canabrava – Barradão (51,5 km/h) e Ondina (46,4 km/h). As menores velocidades foram observadas em Coutos (36,7 km/h) e Barro Duro (31,7 km/h).
Segundo o boletim elaborado pela CEMADEC/Codesal, as condições foram monitoradas em parceria com o INMET e o SIMCOSTA, e refletem o aumento da instabilidade atmosférica sobre o litoral da capital baiana. A Defesa Civil recomenda atenção para o risco de queda de galhos e deslocamento de estruturas leves em áreas mais expostas.
Salvador segue em estado de observação, com previsão de mais chuvas nesta quarta-feira (12). O cenário segue parecido, com 90% de chance de chuva e rajadas fortes de vento. As mínimas ficam em torno de 21°C e as máximas não devem passar dos 25°C. Em apenas 12 dias, Salvador já acumula mais da metade da chuva prevista para novembro.