O FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum promete movimentar o Pelourinho com uma programação especial nos proximos dias. Neste ano, o evento presta homenagem a Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata, duas figuras históricas da música e da cultura afro-brasileira.
Realizado em duas etapas, o festival vai ocupar o Largo do Pelourinho e outros espaços do Centro Histórico, com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”.
A primeira acontece entre 13 e 16 de novembro, com ações formativas, debates, oficinas, feiras e exibições de cinema. Já a segunda etapa será nos dias 6 e 7 de dezembro, com apresentações artísticas e o tradicional festival de música.
Entre as atividades de destaque estão o workshop de turbantes, a Roda de Conversa “Diálogos Contemporâneos: Formação e Saber – A Pedagogia dos Terreiros”, e a exibição do documentário Jornada das Folhas, no Cineclube Olodum.
Na programação musical, o público poderá conferir shows de Clarice Ravena, com repertório em homenagem a Chiquinha Gonzaga, e da cantora Ana Luz, com o espetáculo “Diga Seus Nomes! Luz sobre Elas”, uma celebração às cantoras negras da MPB.
O festival ainda contará com a Feira Afro Bahia – Afro Colab, oficinas literárias, contações de histórias, saraus, e um curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, ministrado na Escola Olodum entre os dias 17 e 21 de novembro.
Serviço
FEMADUM 2025 celebra Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata
Tema: “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”
Quando:
Etapa 1 – Atividades artísticas e culturais:
13 a 16 de novembro
17 e 21 de novembro
Etapa 2 – Festival de Música e Shows:
6 e 7 de dezembro de 2025
ABERTO AO PÚBLICO